top of page
  • Foto do escritorThais Paiva

Marketing no YouTube? Aprenda como usar!

Atualizado: 4 de jan. de 2021

Descubra as vantagens e técnicas para trabalhar com marketing no Youtube Para o Blog do DMI

Todo bom profissional de marketing sabe que o YouTube cresceu exponencialmente desde que surgiu em 2005. De acordo com a própria plataforma, são um bilhão de horas assistidas por dia e mais de dois bilhões de usuários, o que seria um terço da internet. Além disso, é o segundo site mais acessado, perdendo apenas para o Google. 


Anualmente, é realizado o YouTube Broadcast, um evento onde a empresa divulga dados e novidades da plataforma. No ano de 2019, eles coletaram dados sobre o Brasil que mostravam que em cinco anos o crescimento no consumo de vídeos online foi de 165%, em comparação da televisão foi de 25%. Com esses resultados é comprovado que atualmente o brasileiro assiste mais vídeos na internet do que televisão. Assim, não tem como negar a importância do YouTube.

Vantagens de estar no YouTube

Hoje em dia, as pessoas estão assistindo mais vídeos do que lendo online. As teorias que dialogam sobre isso dizem que é mais fácil chamar nossa atenção com vídeos e, principalmente, mantê-la. Da mesma forma, algumas das vantagens de estar no YouTube são:

É uma ótima opção para todas as etapas de vendas

Inegavelmente, para toda e qualquer etapa de vendas que você quiser trabalhar, tem como produzir um vídeo para praticar o marketing. Seja na primeira divulgação, na nutrição de leads, no fechamento ou no pós-vendas.

Maior possibilidade de segmentação

O YouTube tem um ótimo trabalho com palavras-chaves, tags e definição de público-alvo. Em outras palavras, é mais fácil atingir aquela pessoa certa para o seu negócio. Ao passo que você pode definir a idade que quer atingir, país, preferências e as palavras-chaves e tags tem muita influência.

Gerar mais autoridade para sua marca

Todos sabemos que o Google leva muito em conta a autoridade da sua marca na internet. De tal forma que se você trabalha com blogs, portais de notícias ou e-commerce, sabe que precisa estar bem classificado para cumprir o objetivo de aparecer para o maior número de clientes. O YouTube é ótimo nesse sentido, mas funciona assim: você precisa estar bem classificado na plataforma, para o Google associar com sua classificação geral na internet. Por isso, invista no marketing e qualidade de seus vídeos para gerar mais autoridade para sua marca!

Essa é a última vantagem, mas longe de ser a menos considerável! Mais importante do que produzir conteúdo de qualidade, é acompanhar como seus vídeos estão performando. O YouTube tem a própria plataforma de dados com a intenção de mostrar tudo que você precisa saber e analisar bem de perto! Por fim, as métricas são divididas em 3 categorias:

- Métricas de Alcance Aqui estão os dados sobre como o espectador chegou até seu vídeo. Acompanhe:

  • Impressões;

  • Taxa de Cliques em Impressões;

  • Visualizações;

  • Origem do Tráfego.

- Métricas de Envolvimento Esse dados mostram o envolvimento do espectador com seu vídeo. Acompanhe:

  • Tempo de exibição;

  • Duração média de exibição;

  • Compartilhamentos;

  • Comentários.

- Métricas de Público Aqui estão os dados sobre o público que você está atingindo. Acompanhe para ver se está de acordo com a persona da sua marca.


Mas afinal, é possível gerar leads no YouTube?

SIM! Com toda a certeza, um vídeo é uma ótima maneira de ofertar seu produto ou gerar confiança para o cliente. Além disso, o YouTube é sobre gerar conteúdo, logo ter um canal na plataforma é uma ótima tática de marketing de conteúdo. Se você ainda não conseguiu visualizar essa conexão, vamos falar agora algumas técnicas para trabalhar marketing no YouTube e explicar como isso é positivo para sua marca:

Compartilhar

Além de incentivar os espectadores a compartilharem seus vídeos com a típica frase “Deixe seu like e compartilhe com os amigos”, você mesmo pode fazer isso em outras plataformas de conteúdo, redes sociais e sites em geral. Isto é, divulgue no Facebook da marca, LinkedIn e Instagram. De maneira idêntica, mostre o vídeo para seus parceiros, eles podem gostar e compartilhar também. Outro exemplo, você pode usar o vídeo para trabalhar seu e-mail marketing.

A visibilidade causada por esses compartilhamentos pode trazer mais pessoas para navegaram em suas plataformas e se tornarem clientes.

Incorporar

A tática de incorporar vai além dos compartilhamentos. Quando você cria uma página especial com seu vídeo ou o coloca em uma Thank You Page você está agregando conteúdo à suas páginas, além de melhorar a experiência do seu visitante. O bom disso é que o possível lead já está na sua página assistindo seu vídeo, então ele já está mais próximo da sua marca. Com um bom trabalho de SEO do vídeo no YouTube e do seu site, sua página incorporada vai aparecer como os primeiros resultados de pesquisa no Google.

Ofereça o conteúdo em troca de dados

Essa é uma tática simples que pode trazer muitos dados valiosos para você trabalhar! Incorpore o vídeo na sua página, mas peço o email do visitante para ele conseguir assistir o vídeo. Você vai conseguir muitas informações para fazer uma trilha de emails e descobrir se são possíveis leads ou não. Outra maneira é oferecer mais conteúdo exclusivo em troca de dados também, assim crie um sistema de newsletter com outros vídeos ou uma opção de ser membro da sua plataforma com acesso exclusivo.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page