top of page
  • Foto do escritorThais Paiva

Como Aflorar a Escrita Criativa

Se você está aqui é porque gosta de ler, escrever, deixar a imaginação fluir. Nós também adoramos isso! O ser humano é escritor por natureza, enquanto nossa mente estiver ativa, nós podemos criar. Nossa primeira afirmação deste artigo: SIM, você pode e é um escritor, você só precisa colocar as palavras para fora.

Agora, queremos te perguntar, você sabe o que é escrita criativa?

A Escrita Criativa

Escrita criativa é desenvolver a habilidade de escrever para produzir textos melhores, com profundidade, consistência e que gere mais interesse nos leitores. Escrever é uma arte, por isso demanda trabalho e estudo para ser aprimorada. Alguns nascem com o dom, mas pode ter certeza, essas pessoas já leram muito e praticaram muito. Nós acreditamos que você também pode alcançar os mais altos patamares e ser reconhecido por seus textos, assim vamos apresentar algumas dicas para você incorporar no seu dia a dia para desenvolver uma escrita criativa:

1. Ler

Como nós comentamos, a melhor maneira de aprender a escrever melhor é lendo! Você aprende a estruturar melhor as frases, a desenvolver personagens, diálogos, descrever cenários e ações. Ler outros livros é como fazer uma pesquisa para entender o que você deseja criar. Além disso, te trará muito conhecimento!

2. Escrever

“A prática leva à perfeição”: ou seja, escreva, escreva, escreva e escreva mais um pouco! Quando começamos nossos textos não são perfeitos, não são tão profundos e nem nosso vocabulário é tão rico, mas são esses textos e práticas que levam as melhorias. Você vai descobrir seu estilo e vai perceber como, depois de um tempo, torna-se muito mais simples colocar as palavras em ordem para passar o que deseja.

3. Tentar o impensável

A terceira dica é sair da sua zona de conforto e descobrir novos estilos literários e autores. Não leia apenas aqueles livros que está acostumado, parta para algo que você nunca pensou antes em ler. Quanto mais conteúdo, vocabulário e bagagem você adquirir ao longo do tempo, mais perto você estará de se tornar um grande autor.

4. Plot Twist

Parece uma dica diferente, mas quem não gosta de uma mudança radical nos livros? Para aflorar sua imaginação, quando estiver escrevendo, pense em uma maneira de causar uma reviravolta na história. Assim, você irá prender facilmente os leitores que amam um bom plot twist e estará exercitando sua capacidade de imaginar e criar!

5. Revisão

Após escrever, nunca esqueça de revisar! É válido esperar algumas horas ou até uns dois dias para revisar seu texto, para garantir que sua mente não está cansada e lendo no automático o que acabou de escrever. Preste atenção na repetição de palavras ou tente colocar sinônimos. Veja se você conduziu o texto na mesma voz e na mesma velocidade. A hora da revisão também é ótimo para revisar a história, se você sente que falta algum detalhe ou um diálogo mais recheado, por exemplo.

6. Anote todas as ideias

Não há como negar que as melhores ideias vem durante os sonhos, banhos ou devaneios, por isso sempre tenha um pedacinho de papel próximo ou use o bloco de notas do celular (Algumas vezes eu até costumo acordar no meio da noite para anotar o sonho). Não deixe uma boa ideia se perder!

7. Estude linguística e suas vertentes

Linguística é a área científica de estudos da linguagem. Ela pode ser subdividida, por exemplo, em fonética, morfologia, sintaxe, semântica e estilística. Em cada área de estudos você vai descobrir um universo muito mais complexo e profundo do que estudamos nas aulas de português das escolas. Se você deseja encontrar e aflorar seu espírito de escritor, aproveite para fazer uma graduação em Letras ou um curso sobre alguma dessas áreas!

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page