top of page
  • Foto do escritorThais Paiva

O que é Marketing de Comunidade?! O que você pode aprender com essa prática!

O Marketing se renova há muito tempo. Afinal, qualquer trabalho que lide com pessoas e com a sociedade precisa se adaptar e se atualizar junto com o avanço do mundo. Marketing é muito mais sobre pessoas do que tecnologias e ferramentas. Nós usamos os avanços tecnológicos para atingir as pessoas de diferentes maneiras: hoje em dia podemos trabalhar com diversas redes sociais, fazer palestras online, os anúncios saíram dos outdoors para espaços na sua tela de celular e os apertos de mãos foram substituídos por reuniões online.

Mas existe algo que nunca vai acabar ou mudar: nosso senso de comunidade. O objetivo do ser humano é aprender e fazer parte! Isso é tão importante que o marketing tem uma área de estudo destinada à comunidades. Esse será nosso assunto de hoje.


Vocês já tinham ouvido falar sobre Marketing de Comunidades? Basicamente, são estratégias visadas para que seus clientes amem, promovam e participem do seu negócio. Existem pessoas que são realmente apaixonadas por produtos da Apple, da Nike, por alguns restaurantes e estão sempre elogiando, postando nas redes sociais, divulgando as novidades e incentivando outros a se aproximarem dessas marcas também. Eles são assim devido a estratégias de marketing de comunidades.


Primeiro, é necessário que você tenha sua comunidade. Para isso, você precisa revisitar a persona criada para sua empresa para entender quem é o membro da sua comunidade e como ele se comporta em redes sociais. Então começam os trabalhos de captação: identificar onde eles estão, como chamá-los até sua comunidade, o que eles querem ver, sobre o que querem falar. Não esqueça de manter seus artigos e conteúdos alinhados com sua persona!


Porém, uma comunidade vai muito além disso. Uma comunidade ouve seus membros, procura saber suas opiniões e dá abertura para eles participarem e impactarem o negócio. Para a empresa é ótimo estreitar os laços e ter essa interação, pois você pode entender melhor quais os pontos fortes e fracos da mesma, porque seus clientes continuam engajados e o que eles sentem falta. Ter uma comunidade te permite receber mais feedbacks e melhorar nos menores detalhes e fragmentos, você irá perceber como a imagem e o posicionamento da marca ficam mais claros após esses trabalhos.


Por fim, é fundamental entender que essas ações são para melhorias de comunicação, uma estratégia de mão dupla: seus clientes se sentem mais próximos e dispostos a ouvi-lo, e você fica mais próximo dos clientes e recebe mais feedbacks. Analisando os retornos que receberá, você irá entender os conteúdos certos para produzir, os pontos que precisa melhorar e aqueles que os clientes gostam e você pode investir mais.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page