top of page
  • Foto do escritorThais Paiva

35 anos do álbum de estréia da banda Legião Urbana

Atualizado: 4 de jan. de 2021



Era 1985 quando saia no ar o primeiro álbum de estúdio da banda Legião Urbana. As influências do punk e rock inglês, com inspirações em The Beatles, Ramones e Sex Pistols, já eram perceptíveis na banda embrião, Aborto Elétrico, e continuaram presentes.


Músicas como “Soldados”, “Ainda É Cedo”, “Geração Coca-Cola” e “Por Enquanto” fizeram um sucesso estrondoso e levaram a banda as paradas de maiores sucessos do país, as melhores rádios e ao conhecimento de toda a população. É impossível negar a importância que Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos possuem, mais difícil ainda conhecer alguém que não saiba cantar a letra de “Será”.


Lançado pela EMI Music, o álbum contém onze faixas: “Será”, “A Dança”,

“Petróleo Do Futuro”, “Ainda É Cedo”, “Perdidos No Espaço”, “Geração Coca-Cola”,

“O Reggae”, “Baader-Meinhof Blues”, “Soldados”, “Teorema” e “Por Enquanto”.

Entre essas faixas é fácil encontrar a genialidade de Renato Russo com as

palavras. “Ainda é Cedo” se tornou um símbolo da banda. “Petróleo do Futuro”,

“Perdidos no Espaço” e , bem mais claramente, “Geração Coca-Cola” trazem letras

carregadas de críticas ao governo como os rockeiros gostam de fazer.


O compositor também escreveu muitas músicas que tratavam de sentimentos como “Soldados” e “Por Enquanto”, que depois de alguns anos foi eternizada na voz de Cássia Eller. Entre outubro de 2015 e novembro de 2016, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, juntamente com André Frateschi nos vocais, realizaram uma turnê em comemoração onde cantaram o álbum completo e ainda alguns dos maiores sucessos da banda no final.



O enorme números de fãs lotou todos os shows e cantavam todos as músicas, comprovando a grandeza da banda no cenário da música brasileira. A Legião Urbana foi o pontapé das bandas de Brasília que tomaram o país em pouco tempo lá na década de 80. A famosa voz de Renato Russo fez muito sucesso até os anos 90 e nunca será esquecida.

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page