top of page
  • Foto do escritorThais Paiva

2021, Pandemia e Oscar: A premiação das Plataformas de Streaming

Com a falta de filmes lançados nos cinemas, os grandes destaques do Oscar 2021 são longas das plataformas de streaming


O Coronavírus pegou todo mundo de surpresa entre o final de 2019 e o início de 2020. Em todos os âmbitos houveram perdas. A sétima arte perdeu suas salas de cinema, eventos presenciais e, por um longo período, atores e atrizes não podiam se aglomerar para realizar as filmagens. Em 2019, nós estávamos ansiosos para mais de 200 estreias no cinema, em 2020 conseguimos assistir o que foi possível até março, em 2021 não sabemos se vamos assistir ao menos uma estreia no cinema.

Com esta realidade, o Oscar 2021 vive uma situação inédita: a maioria dos filmes indicados são de plataformas de streaming e foram lançados exclusivamente online, como por exemplo Mank (Netflix), Os 7 de Chicago (Netflix), O Som do Silêncio (Amazon Prime Video), Soul (Disney Plus) e A Voz Suprema do Blues (Netflix). Para isso, foi preciso uma mudança nas regras.

Antigamente era necessário que, para ser indicado, o filme fosse exibido por algumas semanas em algum cinema em Los Angeles. Por conta do fechamento das salas, e a impossibilidade da exigência se manter, neste ano foram aceitos filmes lançados diretamente na internet. Foram considerados filmes lançados entre 1 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021, por isso ainda conta com alguns filmes que pudemos ver nos cinemas, tais como Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica (2020) e Emma (2020).

Mas, a abertura da Academia às produções de plataformas, não é uma consequência direta da pandemia. Em 2019 foram 10 indicações para Roma (2018) da Netflix em diferentes categorias, incluindo Melhor Fotografia (venceu), Melhor Filme Estrangeiro (venceu), Melhor Diretor (venceu), Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Em 2020 foram 11 indicações para O Irlândes (2019) da Netflix nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (para Joe Pesci e Al Pacino), Melhor Roteiro Adaptado, entre outras. Porém, tenho certeza que ninguém esperava essa reviravolta que estamos observando. A “rainha” das plataformas de streaming que recebeu 35 indicações esse ano foi a Netflix, a Amazon aparece com a segunda colocação com 12 indicações.

Trata-se de uma edição da premiação que divide águas e sentimentos. O mundo precisou se adaptar e a Academia não pode seguir outro caminho. Para o evento que será realizado no próximo dia 25 de abril, foram infelizmente menos inscrições de filmes e a cerimônia será online. Mesmo assim, não há motivo para tristeza. Estamos vivenciando o primeiro Oscar onde duas mulheres disputam a categoria de Melhor Diretor, em Melhor Filme temos três protagonistas não brancos e um recorde com nove indicações para atores e atrizes não-brancos. Ainda estamos vivendo em tempos difíceis, mas mesmo assim, o mundo continua fazendo história.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
s-PhotoRoom_edited.png
  • linkedin
  • instagram

©2020 por Thais Paiva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page